Entre duas necessidades, como viver em equilíbrio?!?
Muitas pessoas vivem essa situação. Estar exercendo as atividades profissionais, em busca de sustento e concomitante a solicitude está voltada para seu dependente. Fala-se aqui, dos pais que têm filhos ou dependentes com PcD (Pessoas com deficiência).
A rotina de muitos PcD é diferenciada. Da sobrevivência a busca de qualidade de vida. O cotidiano da família com PcD precisa ser particularizada. Todos os PcD tem condições de chegar até a sessão de fisioterapia sozinho? Qual clínica humanizada tem agenda disponível após as 20 horas? A equoterapia noturna para portadores de necessidades especiais é prudente? São apenas alguns exemplos. A complexidade na realidade é só aumentada.
As pessoas com deficiência tem a qualidade de vida melhorada quando o acompanhamento dos familiares é aproximado. Ao participarem de terapias, tratamentos e estímulos especializados o desenvolvimento normalmente decorre, contudo, muitos procedimentos coincidem com a jornada de trabalho dos pais e responsáveis.
Essa situação pode mudar, ela é amparada pela Lei a mãe ou pai servidores públicos que têm filhos ou dependentes com PcD (Pessoa com Deficiência) têm direito à redução da carga horária pela metade, mantendo o salário recebido, desde que comprovada a necessidade de acompanhar o mesmo aos seus tratamentos.
Nesse sentido, a Justiça tem se posicionado favorável ao servidor(a) que necessita acompanhar o dependente em consultas, exames, sessões de fonoaudiologia, terapias entre outros meios que visam buscar a qualidade de vida do dependente.
Providenciar melhorias na vida dos PcD e concomitante a harmonia para os pais são os objetivos da aplicação da Lei Brasileira.
Assista o Vídeo e tenha mais informações sobre a Redução da Jornada para Servidor Público para acompanhar o tratamento do seu filho(a) ou dependente com PcD.